Relação dos moradores da linha colonial Rio do Têsto – da colônia Blumenau. Trata-se dos primeiros moradores daquela linha.
Relação dos primeiros moradores do Rio do Têsto (Pomerode) (PDF – 4,73Mb)
Fonte: Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva
A região onde hoje se situa o município de Pomerode fazia parte da Colônia Blumenau, empreendimento privado de colonização do Vale do Rio Itajaí-Açu por imigrantes alemães. A ocupação dos primeiros lotes coloniais ao longo do Rio do Testo, dando início ao que viria a ser o município de Pomerode, deu-se em 1861, apenas onze anos após a fundação da Colônia Blumenau, como parte da estratégia de se estabelecer uma ligação terrestre com a colônia de Dona Francisca, na região de Joinville, no noroeste do Estado, possibilitando assim o incremento do comércio entre as duas colônias.
As regiões de imigração costumavam receber o nome da localidade de onde eram proveniente seus
colonizadores. Assim se deu com os primeiros lotes ocupados na margem do Rio do Testo, próximos à sua confluência com o a Rio Itajaí-Açu, em uma região que hoje ainda faz parte de Blumenau. Lá foram assentadas inicialmente seis famílias originárias de Baden, na Alemanha, razão pela que a região foi denominada de Badenfurt. Da mesma forma o nome Pomerode deriva de origem de seus fundadores, pois nos trechos médio e superior do Rio do Testo, onde se localiza o município de Pomerode, os lotes coloniais foram ocupados por imigrantes provenientes da Pomerânia, no norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico.
Rio Testo para Pomerode alterado, pela lei estadual nº 380, de 19-12-1958.