“Estatística nominal dos habitantes” da colônia Blumenau (SC) no ano de 1869 Elaborado por Hermann Blumenau

Apresentação
O objetivo deste documento é divulgar os nomes das primeiras famílias que estabeleceram na região da Colônia Blumenau com o intuito de gerar subsídios para pesquisas genealógicas. Neste encontra-se a lista de moradores da Colônia Blumenau com base na “Estatística Nominal dos habitantes” existentes no fim do ano de 1869 elaborado pelo diretor da colônia: Hermann Blumenau.
Para esclarecimento dos pesquisadores e interessados, informamos que a administração da Colônia, ao elaborar as nominatas, procurou classificar os moradores de acordo com a idade, sexo, estado civil e credo religioso, conforme a ocupação dos imigrantes nos lotes distritais.
Assim Hermann Blumenau contabilizou o número das pessoas, que constituem uma e a mesma família, os criados e inquilinos, foram desconsiderados bem como os indivíduos mesmo presentes caracterizados como forasteiros e adventícios. (BLUMENAU, HERMANN, 1869)
Os nomes que constam nesta listagem foram transcritos literalmente, de acordo com o documento original, portanto, alguns deles aparecem grafados em língua portuguesa, alterando-se, conforme a subjetividade do próprio autor, o nome oficial dos indivíduos.
Ao término da listagem, apresentam-se uma recapitulação, contendo os distritos discriminados e seus números correspondentes em relação ao sexo, a idade, o estado civil e a religião; chegando-se a um resultado final que representa 5.985 habitantes.
Os originais desta documentação manuscrita fazem parte do Acervo Histórico Professor José Ferreira da Silva do município de Blumenau sob o registro PO2.34-341
Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva
Nomes de interesse
Adiante, seguem alguns nomes de moradores de interesse, ou seja, dos quais tem alguma ligação com as famílias retratadas neste site.
Robert Boddenberg
Na página 7 consta como morador da localidade III – Distrito do Garcia, margem direita, sob o número de identificação 32.
Consta que no local residiam 3 pessoas do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Um total de 4 pessoas com mais de 20 anos de idade, 2 crianças com idade de 1 a 10 anos e 1 com idade de até 1 ano. Somam um total de 2 pessoas casadas e 5 viúvos ou solteiros. Todos eram evangélicos.
viúva Augusta Thomsen
Na página 9 consta como moradora da localidade VII – Distrito do Rio Itajaí, margem direita, sob o número de identificação 18.
Consta que no local residiam 5 pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Um total de 3 pessoas com mais de 20 anos de idade e 7 crianças com idade de 10 a 20 anos de idade. Todos eram solteiros ou viúvos, e ainda foram registrados como evangélicos.
Suposição: Provavelmente seja Auguste Agnes Adamitza, casada com Thomas Thomsen. Entre as crianças podem ser Theodor, August, Sophie, Gustav e Adolf Thomsen.
Frederico Kannenberg
Na página 24 consta como morador da localidade XXIV – Distrito do Rio dos Cedros, margem esquerda, sob número de identificação 13.
Consta que no local residiam 1 pessoa do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Um total de 2 pessoas com mais de 20 anos de idade e um pessoa com idade entre 10 e 20 anos. Sendo que 2 pessoas eram casadas e 1 solteira ou viúva. Todos eram evangélicos.
Lista completa
A lista completa pode ser verificada no link abaixo:
Parabéns por este brilhante trabalho, minha mãe e uma Kannenberg seu bisavô e Ernest Kannenberg, que segundo comentam nasceu no Navio na época vindo para o Brasil, me orgulho muito da família, pelo fato de serem pessoas que gostam de trabalhar e amam a natureza até hoje.Um forte Abraço.