Ícone do site Memórias

Martin Boddenberg produzindo cerâmica

Martin Boddenberg trabalhou por muitos anos como artesão oleiro (ceramista). Produzia vários produtos usando argila como matéria-prima. Entre os vários produtos produzia vasos, castiçais, bebedouros para animais, bules e outros tudo de cerâmica.

No vídeo adiante Martin estava produzindo um vaso de cerâmica na antiga Keramikhaus  (traduzindo: casa da cerâmica), que pertenceu a Barbara Weiser, em Pomerode/SC.

 

O vídeo provavelmente tenha sido feito na década de 1980. Na verdade este vídeo é um recorte de outro completo com imagens do pastor Edgar Liesenberg e do Schmidtsberg (Morro do Schmidt) em Pomerode. Este vídeo poderá ser visto na íntegra no YouTube.

Lembrando que o pastor Liesenberg, nascido em Blumenau em 1918, é filho de Paula Paupitz que possui parentesco com Walter Germano Paupitz, esposo do primeiro matrimônio de Emma Kamke que se casou em segunda núpcias com Martin.

A antiga Keramikhaus  ficava na Rua Luiz Abry, nº 1206, no centro de Pomerode, ao lado da Igreja Assembléia de Deus esquina com a Rua Dr. Ewers. Atualmente neste endereço ficam as instalações da La Spezia Ristorante (restaurante e pizzaria).

Foi neste fábrica que o Martin se aposentou. Depois de um certo tempo, a fábrica encerrou as suas atividades, todavia o Martin continuou recebendo um ordenado mensal oferecido pela sra. Barbara para que o mesmo fosse uma vez ao dia até as instalações da empresa cuidar de alguns gatos que ainda continuavam no local.

A foto adiante, é de um calendário feito numa olaria onde Martin trabalhou antes da Keramikhaus. Esta olaria ficava defronte ao Auto Posto Ramthun, ao lado do rio, onde atualmente existe a Missão Evangélica União Cristã.

Esta olaria era bem antiga e primitiva. Tudo era feito de forma artesanal e rústica.

A folha do calendário com foto que o próprio Martin guardava com todo zelo e carinho. A folha pertencia a um calendário completo do ano de 1984, todavia esta folha em questão geralmente o próprio Martin não deixava visível para evitar do tempo danificar.

O registro fotográfico foi feito pelo fotógrafo Carlos Sdroyewski, conforme consta estampado no próprio calendário.

O fotógrafo Carlos Sdroyewski fazia trabalhos para o Jornal do Brasil e outros. Faleceu em 23/Jan/2018 em São José dos Pinhais.

Sair da versão mobile