Origens
Em 11 DE MAIO DE 1879 imigrantes da família KLOTZ desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, vindos a bordo do navio vapor Kronprinz Friedrich Wilhelm, da North German Lloyd, sob o comando do capitão F. Klugkist, provenientes do porto de Bremen na Alemanha.
Embarcaram no porto de Bremen, na Alemanha, Wilhelm Klotz com 34 anos e de sua esposa Wilhelmine com 28 anos e os filhos Mathilde de 2 anos, Bertha de 1 ano e Wilhelm de 6 meses.
Junto com a família, no mesmo navio, também vieram embarcadas outras 317 imigrantes sendo 270 alemães, 10 portugueses, 15 franceses e 22 italianos totalizando 322 imigrantes. Da relação de passageiros, disponível para consulta no website do Arquivo Nacional, consta que todos passageiros chegaram com saúde e nenhum registro de óbito.
Lista de passageiros
Segue algumas cópias da lista de passageiros que constam no site do Arquivo Nacional:
Note-se que na lista de passageiros, consta ainda que Wilhelm tinha a profissão de Landmann (camponês).
Relação de passageiros: Arquivo Nacional (PDF – 2,8Mb)
O navio
O navio vapor Kronprinz Friedrich Wilhelm, de bandeira alemã, foi fabricado no ano de 1871 pela Caird & Company, de Greenock na Escócia, para a empresa Norddeutscher Lloyd<p style='text-align: justify; line-height: 1.5;'>A Norddeutscher Lloyd foi uma companhia de navegação alemã fundada em 1857 por Hermann Henrich Meier e Eduard Crüsemann após a dissolução da teuto-americana Ocean Steam Navigation Company. Ela acabou desenvolvendo-se e tornou-se uma das mais importantes companhias marítimas da Alemanha no final do século XIX e início do século XX. Foi instrumental no desenvolvimento econômico e industrial das cidades de Bremen e Bremerhaven. A companhia é mais famosa por seus quatro transatlânticos da Classe Kaiser: SS Kaiser Wilhelm der Grosse, SS Kronprinz Wilhelm, SS Kaiser Wilhelm II e SS Kronprinzessin Cecilie. A Norddeutscher se fundiu com sua antiga rival Hamburg-Amerika Linie em 1970, formando a atual Hapag-Lloyd.</p>, da Alemanha. Navio fabricado para servir de transporte para carga e passageiros, com capacidade para acomodar 555 passageiros (105 na 1ª classe, 50 na 2ª classe e 400 ma 3ª classe); 2.387 toneladas; 97,05 x 11,89 metros (comprimento x largura); 1 chaminé; 2 mastros; construção em ferro, propulsão por hélice (1200 cv); velocidade de serviço 10 nós (18,52 Km/h); Bremen na Alemanha foi o porto inaugural.
Em 7 de abril de 1871 fez a sua viagem inaugural, de Bremen para Southampton-Colon (Panama); Em 14 de maio fez a primeira viagem entre Bremen e Southampton/Nova York; Recebeu um novo motor e novas caldeiras; A velocidade aumentou para 12 nós (22,22 Km/h); Em 1876 fez a primeira viagem entre Bremen e América do Sul; 10 de agosto de 1884 fez a última viagem entre Bremen e Nova York (totalizando 9 viagens de ida e volta); 1887 recebeu motores mais potentes; 23 de março de 1893 fez a primeira viagem entre Gênova/Nápoles e Nova York; 8 de maio de 1895 fez a última viagem entre Nápoles e Nova York (total de 16 viagens de ida e volta); 7 de julho de 1895 retomou o itinerário de Bremen para a América do Sul; 10 de abril de 1897 fez a última viagem entre Bremen e América do Sul; Em 1897 foi vendido a empresa Gebruder Mosbacher, de Frankfurt; Revendido a La Spezia, e desmontado na Itália.
A família
Wilhelm Klotz, conhecido também como Guilherme Klotz, nascido em 16 de maio de 1844, em Hohenwardin, distrito de Belgard, Pomerânia. Wilhelm foi lavrador e ferroviário. Morreu (morte natural) em 11 de dezembro de 1908, com 64 anos, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Faleceu em seu domicílio às 4 horas da tarde. Deixou mulher e seis filhos maiores. Foi enterrado no Cemitério de Pomerode Fundos em Pomerode, Santa Catarina, Brasil.
Wilhelmine Drews nascida em 8 de maio de 1849, na Alemanha. Wilhelmine foi doméstica. Morreu em 5 de novembro de 1924, com 75 anos, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Foi enterrada no Cemitério Municipal de Pomerode em Pomerode, Santa Catarina, Brasil.
Wilhelm e Wilhelmine tiveram seis filhos: Hugo Gustav Carl Klotz, Mathilde Klotz, Bertha Klotz, Anna Klotz, Wilhelm Klotz e August Klotz.
Hugo Gustav Carl Klotz, nascido em 30 de julho de 1885. Faleceu em 5 de janeiro de 1960, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Casou-se com Wilhelmine Hardt , filha de Julius Carl Gustav Hardt e Wilhelmine Raether, em Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
Mathilde Klotz, nascida em 1 de novembro de 1874, em Ziezeneff, Belgard, Pommern. Faleceu em 29 de dezembro de 1956, em Timbó, Santa Catarina, Brasil. Casou-se com Albert August Friedrich Drews em 19 de julho de 1892.
Bertha Klotz, nascida em 8 de dezembro de 1876, em Gross Rambin. Faleceu em 7 de fevereiro de 1937. Casou-se com Otto Butzke.
Anna Klotz, nascida em 20 de fevereiro de 1879. Faleceu em 29 de novembro de 1952, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Casou-se com Franz Bahr, em 18 de junho de 1904, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil.
Wilhelm Klotz, nascido em 26 de julho de 1882, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Faleceu em 2 de julho de 1952. Casou-se com Anna Schmidt, em 19 de julho de 1905.
August Klotz, nascido em 17 de agosto de 1887. Faleceu em 18 de junho de 1973, em Pomerode, Santa Catarina, Brasil. Casou-se com Mathilde Hardt, filha de Julius Carl Gustav Hardt e Wilhelmine Raether, em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. August é pai do ex-prefeito de Pomerode, Alwin Klotz.
Dados genealógicos da família Klotz podem ser observados nos registros da árvore genealógica neste link.
Logradouro
Na cidade de Pomerode, Santa Catarina, Brasil, tem uma rua que leva o nome de rua Wilhelm Klotz.