Guilherme Kannenberg

Uma historia que é um exemplo…

Foi visitar a Allemanha, perdeu a fortuna e ainda foi condemnado a trabalhos forçados.

S. PAULO. Novembro (Correspondencia Especial) – Uma noticia sensacional chegou a S. Paulo, vinda da Allemanha. O sr. Guilherme Kannenberg, subdito allemão e um dos proprietarios da torrefação do café “Metropole” desta capital, foi condemnado a oito mezes de trabalhos forçados, naquelle paiz e derdeu 1.200 contos que havia levado do Brasil.

O caso, em summa, é o seguinte: o sr. Kannenberg veio para o Brasil ha muitos annos, fixando residencia em S. Paulo, onde se tornou millionario. Aqui, era um dos chefes do Partida Nacional-Socialista Allemão e um dos membros mais influentes da colonia germanica.

Quando foi decretada, ultimamente, a lei que dissolvia os partidos politicos do Brasil, o sr. Kannenberg ficou irritadissimo e decidiu retirar-se do territorio nacional, dirigindo-se à Allemanha. Entretanto, não liquidou seus negocios no Brasil, levando somente o capital que possuia em um dos bancos desta capital e que subia além de 1.200 contos.

Chegando à Allemanha, segundo a norma estabelecida pelo snr. Hitler, foi perguntado ao snr. Kannenberg, se havia deixado negocios no Brasil por liquidar, tendo ele declarado que não.

Não acreditando nessa declaração as autoridades allemãs mandaram investigar sobre o assumpto em São Paulo, recebendo a noticia de que o snr. Kannenberg possuia nesta capital não só o café e torrefação “Metropole”, como ainda outras propriedades.

Coincidindo com a chegada dessa informação a Alemanha, occorria um caso curioso: o sr. Guilherme Kannenberg, mal satisfeito com o ambiente alemão, procurava um meio de deixar a Allemanha, levando o seu dinheiro. Essa manobra, entretanto, foi descoberta pelo Serviço de Espionagem (GESTAPO), e o snr. Kannenberg foi preso e levado a barra do tribunal, pelos seus “crimes”: haver mentido, dizendo não possuir bens no Brasil e ter tentado deixar a Allemanha, carregando o seu dinheiro.

A sentença do tribunal foi a seguinte: oito mezes de trabalhos forçados e perda dos mil e duzentos contos que o allemão tinha levado de São Paulo.

Jornal A Notícia (Joinville) de 18 de novembro de 1938 edição 3038
Jornal A Notícia (Joinville) de 18 de novembro de 1938 edição 3038

Fonte: memoria.bn.br/

Nota: O Guilherme Kannenberg, até onde foi possível obter resultados nas pesquisas, não tem nenhum parentesco com a família Kannenberg deste site.

Mentira?

No Jornal Cidade de Blumenau, edição nº 25 de 18 de novembro de 1938, na página 3 encontra-se uma publicação que a notícia seria uma mentira.

Jornal Cidade de Blumenau - Guilherme Kannenberg

O jornal completo, onde se encontra a publicação acima, poderá ser acessada neste link da Biblioteca Nacional.

Notem que ambos os jornais foram publicados na mesma data.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *