Ícone do site Memórias

Rio do Têsto, Pomerode, Santa Catarina

Fotos da cidade de Pomerode (antiga Rio do Têsto).

Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau é conhecido por ser “A cidade mais alemã do Brasil”.

Além do português, grande parte da população local fala um alemão bastante próximo do alemão-padrão (Hochdeutsch), ao passo que a língua original da maioria dos pomerodenses é o pomerano. Portanto, há a coexistência desses três códigos linguísticos na cidade (português, alemão e pomerano).

A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha , onde atualmente existe o estado intitulado Mecklenburg-Vorpommern. Alguns pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes, porém a Pomerânia Ocidental esteve subjugada durante longo tempo pelos suecos e mais tarde, como parte da província Pomerânia, pelos prussianos. Após certo tempo surgiu o estado Alemão Mecklenburg-Vorpommern, sendo uma fusão de Mecklenburg e Pomerânia Ocidental, a parte leste ficaria com a Polônia após a Segunda Guerra Mundial.

Pomerode – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – Centro
Pomerode Centro – Chapéu Farinhas e Igreja Luterana (IECLB)

Chapéu do Farinha, ficava bem no centro, dizem que tinha esse nome porque Farinha era um fiscal do controle de obras e tributos, o nome dele era Alfonso Farinhas e tinha gosto por chapéus. Ele foi o último intendente do Distrito Rio do Testo, que na década de 70 trabalhava na Porcelana Schmidt. Foi derrubado por um caminhão que vinha de Pomerode Fundos e não conseguindo fazer a curva bateu, e após o acontecido foi totalmente derrubado.

Antigo Restaurante Pommernhaus em Pomerode/SC. O restaurante era da Família Eggert. A foto provavelmente é da década de 1980. Atualmente não funciona mais. No local funcionam outros estabelecimentos comerciais.
Cavalos e carroça fúnebre de Pomerode sendo utilizados no filme “Barão do Cerro Azul” em 1999. Registro feito pela Sra. Erena Tiedt. A carroça fúnebre era acervo do Sr. Egon Tiedt, hoje incorporada no museu Pomerano na cidade de Pomerode.
Pomerode – Criação da Associação Hospitalar
Pomerode – Criação da Associação Hospitalar – Circular

Interessante notar que o nome inicialmente sugerido era Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Glória de Rio do Testo, mas ficou conhecido e persistiu somente como Hospital e Maternidade Rio do Testo.

Sair da versão mobile