Ferro de passar roupa
Com certeza passar roupa noutras épocas não era tarefa fácil.
Controlar a temperatura para não queimar a roupa, cuidar para que nenhuma fagulha deixasse a roupa suja ou na pior das hipóteses com um buraquinho queimado!
Mata-borrão
Quem tem menos de 40 anos, muito provavelmente que não conhece esse objeto.
Você sabe o que é e para que serve?
É usado para absorver o excesso de substâncias líquidas, tal como tinta ou óleo da superfície do papel de escrita ou outros objetos.
Matraca
Uma matraca, plantadeira ou então matraca plantadeira.
Serve para plantar grãos (feijão, milho, etc). A da foto é um modelo bem antigo onde em um dos lados eram colocados os grãos e do outro o adubo. Reparem que uma das laterais na parte de baixo tem uma mangueira.
Para plantar é só esperar ela na terra e ao fechar ela libera uma certa quantidade de grãos no bico em baixo. Notem que o funcionamento parece com uma tesoura que quando “fechada” abre o bico embaixo.
E para quem acha que isso é algo do passado, está enganado. Esse equipamento ainda é vendido novo. Claro, agora fabricado com outros materiais mais simples e leves como alumínio e plástico.
Imagine passar o dia tudo plantando com uma matraca dessas. Cansativo?
É uma ferramenta antiga, porém nos dias atuais ainda é fabricada (materiais mais leve como plástico e de modelos semelhantes) e ainda usados no plantio manual.
Xícara
Xícara diferente. Reparem na parte de cima.
Esta é uma xícara para pessoas que usam bigode, o que aparece em cima é uma antepara para evitar sujar o bigode. Exemplo: tomar café com leite, a antepara evitar sujar o bigode com o leite ou algo parecido.
Vela e castiças
Velas e castiçais usados para enfeitar a árvore de natal numa época em que ainda não eram acessíveis os pisca-pisca elétricos.