Carl Voigt e Caroline Nitz

Eles decidiram vir ao Brasil. Saíram de Vietzow, na Prússia, Alemanha, onde hoje fica a Polônia, e pertencia à Alemanha naquele tempo.

Carl Voigt e Caroline Nitz

Viajaram até o porto de Hamburgo e embarcaram em 10 de abril de 1869, no veleiro Humboldt, com destino ao porto de Vitória, no Brasil. Depois com uma embarcação costeira chegaram à Blumenau. Constam da lista de passageiros Carl Johann Voigt de 36 anos, Caroline Henriette Nitz de 37 anos, e os filhos: August de 12 anos, Fritz de 10 anos, Carl de 9 anos, Wilhelmine de 6 anos e Emilie de 3 anos. Moraram na região das Tatutibas.

Carl casou com Emilia Fritzke, em 1884 na Comunidade Luterana de Badenfurt. Tiveram 10 filhos.

Os filhos deles casaram com pessoas das famílias Kogler, Van Den Bylaardt, Schwanke, Stein, Klaumann, Lingner, Baggenstoss, Bayer, Schultz, Schmidt e Zerbin.

Descendentes mais conhecidos do casal Carl Voigt e Emiia Fritzke:

Werner Voigt – Industrial (in memorian) de Jaraguá do Sul-SC. Um dos três fundadores da WEG. WEG em alemão significa “caminho”. Ele é o W de Werner, tem o E de Egon Silva, e o G de Geraldo Wherninghaus. Werner era bisneto do imigrante.

Luis Henrique Schwanke – Artista plástico de Joinville. Além de instalações, a série dos famosos desenhos dos “linguarudos” tornou-o conhecido do grande público. Existe em Joinville, um Museu com o acervo, das obras dele. Era trineto do imigrante.

Dr. Ricardo Schwanke Filho – médico pediatra em Blumenau. Ricardo é casado com Ilse Paul, e genro de Jutta Pape Paul. Trabalhava no Hospital Santa Isabel. É trineto do imigrante.

Vilson Voigt – Genealogista dedicado, morava em Joinville/SC, aposentado mudou-se para Itajuba-SC. Começou fazendo a arvore dos Voigt, e acabou agregando a árvore a várias outras famílias ligadas através de casamentos. Esta arvore está hospedada no MyHeritage, atualmente com mais de 43.000 registros. É trineto do imigrante.

Frigga Martin Dhale – Mora em Blumenau, com o marido Joel Sebold das Harleys. Dedica-se a preparar delícias finas que cozinha, sob encomenda. É cantora de rock. É trineta do imigrante.

Josani Keunecke Pimenta – cantora lírica em São Paulo. É pentaneta do imigrante.

Marlene Huskes – artista plástica, dedicada à cultura desde 1975, em Blumenau/SC. Escritora (6 livros publicados, dois sollo e 5 antologias, publicações em jornais). Publicação de crônicas no Facebook e pesquisadora de árvores genealógicas. Tetraneta do imigrante.

Ademar Lingner – ex-vereador em Blumenau. Tetraneto do imigrante.

Texto editado e adaptado do original postado em 12/06/2018 por Marlene Hüskes no grupo Antigamente em Blumenau.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *