Depende de cada indivíduo. Todos eles estão corretos, ou melhor, são considerados corretos.
Verificando a árvore genealógica da família Boddenberg (assim foi usado no sobrenome dos ancestrais mais antigos), observa-se mutações no decorrer de determinadas gerações para outras variações como Bottenberg, Bottemberg ou até mesmo Buttenberg.
E por qual razão ocorreram essas mutações?
Dentre as explicações mais aceitáveis é o fato dos ancestrais serem antes de mais nada descendentes de alemães com sobrenome estrangeiro numa pátria de outro idioma, analfabetos ou semi-analfabetos, de pouca ou nenhuma instrução e dominavam somente o idioma alemão.
Imagine então ter dificuldade de ler e escrever, pior ainda em um idioma que não dominavam e ter que ir efetuar o registro de seus filhos com sobrenome alemão perante alguém que no sentido oposto não dominava o alemão. A confusão estava armada.
Basta observar que em registros civis mais antigos constantemente temos a indicação da presença de um intérprete.
Notem ainda que, nos dias atuais, gerações de pessoas com mais idade e que tiveram pouca oportunidade de instrução tem dificuldade de escrever corretamente.
A mutação na prática
Geração 1 – Robert Boddenberg, filho de Peter Johann Boddenberg e Catharina Klespar
Geração 2 – Otto Boddenberg, filho de Robert Boddenberg e Catharina Metzger
Geração 3 – Hermann Boddenberg, filho de Otto Boddenberg e Mathilde Neumann
Observem a presença de interprete e por fim o sobrenome do Hermann como Boddenberg e na anotação do óbito o sobrenome da Alma como Bottenberg.
Notem que, aparentemente já houve uma variação no sobrenome usado no registro de nascimento, casamento e outro no óbito. Vejam adiante a foto da lápide do cemitério.
Geração 3 – Julio Boddenberg, filho de Otto Boddenberg e Mathilde Neumann
Observem as várias mutações no caso dos registros do Julio.
Geração 4 – Alfonso Boddenberg, filho de Julio Boddenberg e Paulina Holz
Geração 4 – Edgar Bottenberg, filho de Hermann Boddenberg e Alma Hoffmann
Geração 4 – Trudi Bottenberg, filha de Hermann Boddenberg e Alma Hoffmann
Geração 4 – Martin Boddenberg, filho de Hermann Boddenberg e Alma Hoffmann
Consideração final
Como podemos notar, ocorreram diversas mutações desde o sobrenome do ancestral mais antigo, no caso do Peter Johann Boddenberg, para os da geração mais recente.
Esse problema não é um fato isolado e exclusivo para esse sobrenome. Em várias outras famílias com sobrenomes distintos aconteceram este tipo de mutação.
Em alguns casos, quando necessário, a lei de registro civil vigente permite que seja solicitado ao juízo em matéria de registro civil a retificação.